27/12/2019

4 dicas para uma casa sustentável

Você já percebeu como as questões de reaproveitamento, reciclagem e sustentabilidade tem conquistado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas? Isso se deve ao fato de que o consumo consciente e a escolha por alternativas para uma casa sustentável e mais amiga do meio ambiente são ótimas não só para o planeta, mas também para o bolso!

Adotar medidas que deixem sua casa sustentável é a melhor maneira de economizar e colaborar nessa questão tão importante. Afinal, cada um de nós tem a sua parcela de responsabilidade por um mundo melhor e mais saudável, em todos os sentidos!

Para te ajudar nessa missão, preparamos neste artigo algumas dicas eficientes e fáceis de colocar em ação para você começar agora mesmo. Quer saber mais? Então confira:

1. Crie metas de diminuição de consumo de água e energia

Essa primeira dica tem impacto direto nas contas e gastos de casa, e também no consumo consciente sustentável. Por isso, economizar água e energia é uma atitude extremamente importante para deixar sua casa mais amiga do meio ambiente e ver os resultados refletirem no seu bolso.

Para que essa economia seja realmente eficiente, é interessante estabelecer metas de diminuição e práticas que evitem o desperdício, como:

  • Apagar as luzes ao sair do ambiente, ou investir em sensores de presença.
  • Manter portas e janelas abertas e cortinas claras, para aproveitar melhor a iluminação natural.
  • Fechar a torneira enquanto escova os dentes e conferir vazamentos em cada uma.
  • Desligar o chuveiro ao se ensaboar no banho.
  • Dar preferência para uma lavagem de roupas ao invés de várias, juntando assim um volume maior de peças a serem limpas de uma só vez.
  • Reaproveitar a água da máquina de lavar para outras necessidades, como lavar o piso.

2. Substitua os itens descartáveis

O plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente devido ao seu longo tempo de vida e prejuízos causados à natureza. Por isso, substituir os materiais descartáveis como pratos, talheres, copos ou outros itens semelhantes é uma ótima maneira de deixar sua casa sustentável!

Também vale a pena trocar as sacolinhas plásticas de supermercado por sacolas ecológicas de pano. Priorize sempre recipientes ou embalagens biodegradáveis.

O uso de canudos artesanais está se tornando cada vez mais um hábito. Há canudos comestíveis, customizados para o time de futebol assim como duráveis de longa utilização. A estimativa é que em pouco tempo terá mais plástico do que peixes no mar. Os resíduos da decomposição dos plásticos ingeridos pelos pescados retornam a nossa própria mesa. Diminuir o uso de plástico e reciclá-lo na totalidade é uma atitude inteligente para a saúde e para o bolso.

3. Invista nas plantas em casa

Você sabia que as plantas podem oferecer diversos benefícios e vantagens para o seu bolso e sua saúde? Ter plantas em casa ajuda a filtrar e deixar o ar mais limpo, além de manter a umidade e deixar sua casa mais fresca no verão.

Você economiza com climatizadores e aparelhos umidificadores de ar, reduzindo os gastos com energia e enriquecendo sua decoração! Além disso, as plantas também melhoram a qualidade de vida, pois o contato com a natureza em casa ajuda no relaxamento, bom humor e saúde.

Dê preferência a árvores nativas e fitoterápicas como a canela sassafrás, a carobinha, o araçá e diversas outras.

4. Separe o seu lixo e dê um destino correto a ele

Nossa última dica prática e muito importante para deixar sua casa sustentável é separar o lixo, como por exemplo, entre recicláveis e orgânicos. O lixo orgânico pode ser reaproveitado e reutilizado como adubo em seu jardim, vasos e plantas, substituindo produtos químicos e agregando economia.

Já os recicláveis podem ser destinados corretamente quando entregues para empresas coletoras que transformarão seu lixo em algo novo e muito útil, gerando renda e diminuindo o uso dos recursos naturais do planeta! Com essas pequenas atitudes você deixa de poluir e começa a contribuir para um mundo mais limpo, verde e consciente. E um bolso mais saudável!

27/12/2019