Categorias Artigos
26/12/2019

A importância de se investir em educação ambiental agora

A construção de valores, ideais e princípios começa logo no início do nosso desenvolvimento, ou seja, na infância. Tudo aquilo que ouvimos, vemos e lemos se torna parte de nós, contribuindo para a nossa construção como cidadão.

Quando refletimos sobre os adultos da atualidade e sobre seus impactos tão grandes ao meio ambiente e na natureza, fica fácil concluir que a educação ambiental não foi devidamente aplicada no passado. Por isso, esse é um assunto que não deve ser projetado para o futuro, mas sim para o agora.

Além disso, para recuperar o tempo perdido, essa pauta é essencial não só nas escolas e instituições, mas também em empresas e outras corporações. A educação é a única forma capaz de mudar o mundo unindo todos em uma só visão e propósito.

Conhecer melhor a realidade do nosso planeta e como nós temos influenciado nisso é o primeiro passo para a conscientização e mudança de hábitos em nosso cotidiano. Confira a seguir alguns dos benefícios que a educação ambiental nos traz para o ambiente, a sociedade e para o desenvolvimento sustentável! Os frutos da educação ambiental:

1. Uma sociedade mais empática e consciente

As atividades e estratégias envolvidas na educação ambiental visam estimular e conscientizar os cidadãos acerca do que está acontecendo no mundo ao seu redor. Tudo isso, dentro das esferas econômicas, ambientais, sociais, científicas, culturais e políticas.

Dessa forma, cada um consegue compreender o seu lugar de responsabilidade individual e coletiva dentro de cada sistema. Ou seja, descobrindo como é possível ajudar, fica muito mais fácil unir forças para preservar e construir uma nova realidade juntos.

Por isso, a educação ambiental deve estar sempre ligada a educação básica, para que assim cada um possa trazer as atitudes positivas para o seu dia-a-dia de forma prática e simples. Com isso, nasce uma sociedade que tem empatia pelas próximas gerações e pela natureza – e consciência de que a sua atitude faz sim a diferença no mundo!

2. Maior qualidade de vida, bem-estar e saúde

Toda essa empatia e consciência de respeito pelo ambiente, pelas pessoas e pelos animais, nos permite acesso a uma maior qualidade de vida, bem-estar e saúde. Uma sociedade que se preocupa com o destino de seu lixo, com a limpeza das cidades e com a conservação dos recursos naturais é o que torna isso possível.

A educação ambiental promove programas e ações sociais em bairros, cidades e regiões. Em lugares onde isso já é realidade, os resultados são quedas nos índices de doenças, dengue e problemas respiratórios.

E com isso vemos que quando o meio ambiente ganha, todos nós ganhamos!

3. Mais negócios e empreendedores sustentáveis

Outro fruto positivo da educação ambiental que também gera uma transformação radical em diversas esferas é o nascimento de empreendedores conscientes sobre a preservação ambiental. Com isso, novos negócios sustentáveis surgem, gerando emprego e renda e diminuindo os impactos negativos na natureza.

Com o desenvolvimento de uma visão mais crítica e correta, novas ideias nascem de corações que realmente se importam em fazer a diferença. Empreendimentos como hortas orgânicas, empresas de reflorestamento, cooperativas de reciclagem e centrais de embalagem são exemplos de inovações vindas de uma boa educação ambiental.

Independentemente da idade ou da área de atuação, a educação ambiental é um assunto que sempre será para o agora. E os frutos de se investir nessa pauta sempre valerão – e muito – a pena!

26/12/2019