27/12/2019

Ação pela preservação do meio ambiente

Que o nosso planeta tem gritado por socorro não é segredo para ninguém. A grande pergunta é: Qual a ação pela preservação que você tem feito para contribuir com um meio ambiente melhor em seu dia-a-dia?

Mais do que esperar pela ação de ONG’s e governantes, precisamos tomar o nosso lugar de responsabilidade e partir para a ação pela preservação e lutar hoje por aquilo que é nosso. Preservar o meio ambiente não é só uma questão de bem-estar imediato, mas de garantir para as futuras gerações uma vida digna e saudável

O alto consumo do plástico descartável, por exemplo, é uma pauta que está super em alta nos últimos dias. Até mesmo grandes empresas estão mudando seus hábitos e desenvolvendo soluções para reduzir esse impacto e respeitar a natureza.

No post de hoje, selecionamos algumas atitudes fáceis de fazer para contribuir com essa ação inteligente pela preservação do meio ambiente. Confira!

O impacto do plástico no meio ambiente

Atualmente, o plástico representa cerca de 80% do lixo que é encontrado nos mares. Se nada for feito em relação a essa realidade, a projeção futura feita pela ONU é que em 2050 a quantidade de plástico na água seja maior que a quantidade de peixes.

Além de toda a poluição, as 12,7 toneladas de plásticos descartados no ecossistema marinho faz com que o número de animais mortos por ingestão desses resíduos esteja crescendo assustadoramente. Além disso, a alta concentração desse material na água impede com que os animais consigam se alimentar e nada normalmente.

Tudo isso causa o desequilíbrio total da cadeira alimentar marinha. E, consequentemente, esse desequilíbrio se estende para todos os demais ecossistemas ligados à ela.

Por isso, mais do nunca é preciso adotar atitudes que possam minimizar esses impactos e ressaltar que a ação pela preservação do ambiente em todas as esferas. No entanto, o grande desafio é que toda essa mudança precisa – urgentemente – começar em nós, em coisas bem simples do nosso cotidiano. Como reduzir o consumo do plástico no dia-a-dia:

1. Substitua sacolas plásticas

Ao fazer suas compras, leve sempre uma EcoBag ou sacola ecológica para guardar seus produtos e alimentos. Além disso, fazer dos carrinhos seus companheiros nas compras também é uma boa opção, você pode carregar tudo até o carro sem a necessidade de colocar em sacolas!

2. Não peça mais canudos nos bares e restaurantes

Se o canudo não for reciclável, recuse ao atendente e evite ao máximo o seu uso. Já se você gosta ou precisa desse item, compre um canudo de alumínio que tem uma ótima durabilidade e você pode lavar e guardar de uma forma prática e sustentável!

3. Dê preferência a produtos com embalagem reciclável

Evite comprar produtos com embalagens plásticas descartáveis. Opte pelas versões recicláveis, como as de papelão, ou reutilizáveis.

4. Tenha sua própria garrafinha de água ou xícara de café

Seja no trabalho ou em outros ambientes, como academia e escola, vale a pena levar sempre sua própria garrafa ao invés de usar os copos descartáveis. Se você ama café, tenha também sua xícara ou recipiente térmico próprio para te acompanhar. Lembre-se, toda vez que você descarta uma garrafa plástica ou um copinho de café são grandes as chances do destino final ser nossos córregos e rios.

5. Separe os plásticos recicláveis em sua casa

Dar um destino correto ao nosso lixo também é uma ação pela preservação inteligente de contribuir para a preservação do ambiente. Por isso, não deixe de separar os materiais recicláveis e leva-los para locais apropriados de reutilização!

Reduzir o uso e consumo do plástico em sua rotina é uma ação inteligente que pode transformar o meio em que você vive e contribuir para uma vida mais limpa e sustentável.

27/12/2019