27/12/2019

Responsabilidade social e ambiental do reflorestamento

As florestas tem como função principal absorver o calor da atmosfera e gerar mais umidade no ar. Além disso, elas são essenciais para o equilíbrio da fauna e flora, para a qualidade dos solos e proteção de rios e lagos. Por isto a responsabilidade social e ambiental do reflorestamento tem se tornado elemento central do debate público.

O desmatamento crescente, as queimadas e a exploração inconsciente desse recurso natural tem gerado diversos problemas ambientais na atualidade. Como solução, o processo de reflorestamento tem sido a saída ideal para reduzir danos.

A responsabilidade social e ambiental gera benefícios tanto para a natureza quanto para a sociedade, replantar árvores e recompor florestas é uma ação de preservação inteligente e fácil de aplicar. Confira mais sobre a importância e os benefícios do reflorestamento:

O que é o reflorestamento?

O reflorestamento é o ato de plantar árvores em áreas desmatadas, de vegetação nativa para preservação permanente ou composição de reserva legal dentro de propriedades. Sendo assim, ele pode se dividir em duas categorias: com fins lucrativos ou apenas com fins ambientais.

No reflorestamento que visa a recuperação ambiental, são selecionadas espécies nativas ou que possam compor o ecossistema da forma mais natural possível. Dessa forma, as árvores tomam seu lugar no ambiente, devolvendo equilíbrio para o clima, fauna e flora do local, sendo cuidada e preservada em seu estado natural.

Já no reflorestamento comercial e com fins lucrativos, as espécies escolhidas possuem ciclos mais rápidos e curtos. Ou seja, podem ser rapidamente aproveitadas como matéria-prima ou para a extração de celulose, sendo facilmente reposta a cada uso.Com isso, cria-se uma produção sustentável e com o menor impacto ambiental possível.

Além de contribuir para o equilíbrio e restauração das áreas de plantio, a absorção de carbono resultante destas áreas contribui decisivamente para a absorção de carbono da atmosfera, compensando as emissões dos grandes centros urbanos.

Benefícios do reflorestamento

1. Sociais

Os benefícios sociais da responsabilidade social e ambiental do reflorestamento incluem melhoria na qualidade de vida nas cidades e no campo. A grande quantidade de massa verde das árvores age como um filtro para o ar, retendo poluentes e tornando o ar mais limpo e puro.

A absorção do gás carbônico pelas florestas é essencial para o controle climático, conforto térmico e diminuição dos efeito estufa. Ou seja, locais com reflorestamento possuem uma refrigeração natural – de 5 a 9 graus a menos do que locais sem árvores! – e maior qualidade no ar, atuando na redução de doenças respiratórias e alergias.

Além disso, as árvores também atuam na redução da poluição visual e sonora. Questões que são muito frequentes em cidades grandes e populosas.

Em relação ao plantio de florestas em propriedades particulares, há uma grande valorização no imóvel. A natureza agrega muito valor em qualquer área e seus benefícios são incontáveis, fazendo valer a pena o investimento e o custo-benefício de todo o processo!

2. Ambientais

Os benefícios ambientais da Responsabilidade social e ambiental do reflorestamento são ainda mais animadores. Além da recuperação de áreas desmatadas e degradadas, o reflorestamento traz de volta a vida desses locais, recuperando o equilíbrio dos animais e da vegetação.

As raízes profundas também ajudam a recuperar o solo, evitando a erosão e os deslizamentos de terra. Com o ecossistema recomposto, a adubação orgânica e natural desse solo também é desenvolvida, aumentando assim a fertilidade da área.

Em relação aos rios, lagos e nascentes, as matas ciliares protegem e asseguram o bom funcionamento desses recursos naturais. Ou seja, as vantagens se estendem para todas as esferas ambientais da área, fazendo com que tudo funcione perfeitamente em seu equilíbrio natural.

Se o ato de plantar uma árvore já é um presente para nós e para o meio ambiente, plantar uma floresta é a esperança de construir uma nova realidade, cheia de vida e sustentabilidade!

27/12/2019