Angico

a partir de R$28,00

Nome Científico: Anadenanthera sp

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Pioneira

Altura
DAP
R$28,00
- 1 +
“Angico”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0003 Categoria: Tag:
Angico (Anadenanthera SP)

Árvore decídua, nativa, pioneira de médio à grande porte, mede cerca de 13 metros de altura podendo chegar à 20 metros.

Apresenta o tronco cilíndrico ou tortuoso com 40-60 cm de diâmetro, sua casca tem aspecto quase liso e claro até rugosa ou muito fissurada e escura. As folhas são compostas bipinadas (10-25 folíolos) e apresentam uma coloração verde escuro..As flores são pequenas de cor amarela com manchas brancas. Floresce de setembro a novembro com a planta com poucas folhas.

Os frutos apresentam característica deiscente em forma de vargem (12 a 15 cm de comprimento) contendo de 5 a 10 sementes, possui a superfície áspera de cor marrom. Amadurecem de agosto a novembro. Madeira muito pesada, densa, não elástica e de grande durabilidade.

Os lugares de Ocorrência são Maranhão, região nordeste, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Sua madeira é muito utilizada em construções civil e naval. A casca possui propriedades que permitiam ser utilizada por curtumes no tratamento de peles e couro.

É uma planta ornamental pela sua vistosidade na época da florescência utilizada na arborização, além de ter crescimento rápido o que permite ser utilizada em reflorestamento e preservação de áreas degradadas.