Aroeira Salsa

a partir de R$55,00

Nome Científico: Schinus molle

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Pioneira

Altura
DAP
R$55,00
- 1 +
“Aroeira Salsa”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0009 Categoria: Tag:
Aroeira Salsa (Schinus molle)

Árvore nativa do Brasil, perene, com altura entre 4-8 metros e tronco com 25-35 cm de diâmetro, revestido por casca grossa e escamosa.

Folhas compostas com 4-12 jugos, folíolos subcoriáceos, de 3-8 cm de comprimento.

Inflorescências paniculadas terminais, axilares, com flores amareladas, pouco vistosas e melíferas. Surgem nos meses de agosto a novembro.

Os frutos são drupas globosas, de cor vermelha. São muito usados na culinária com nome de pimenta rosa, mas não são pimentas verdadeiras, seu sabor não é picante, podendo ser usados para aromatizar peixes e decorar sorvetes. A maturação dos frutos verifica-se nos meses de dezembro e janeiro, permanecendo, contudo, na árvore até os meses de fevereiro e março.

Rústica, adapta-se a vários tipos de solo, ocorre principalmente em solos secos e arenosos, adaptando-se com facilidade a terrenos de baixa fertilidade e pedregosos. É altamente tolerante à seca e resiste à geada. É encontrada em beira de córregos, matas e predominantemente em áreas de campo.

Podas de formação estimulam uma copa mais densa e arredondada. A casca é empregada para curtir couro e o córtex produz uma resina impregnada de terebintina.

Multiplica-se por semente e por estacas. O desenvolvimento da planta no campo e rápido, alcancando facilmente 3 metros em 2 anos.