Canjerana

a partir de R$950,00

Nome Científico: Cabralea canjerana

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Pioneira

Altura
DAP
R$950,00
- 1 +
“Canjerana”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0052 Categoria: Tag:
Canjerana (Cabralea canjerana)

Árvore caducifólia, com 5 a 30m de altura e 20 a 120 cm de diâmetro a altura do peito / DAP, podendo alcançar até 35m de altura e 230 cm de DAP, na idade adulta. O tronco é cilíndrico, reto ou geralmente tortuoso; fuste com até 13m de comprimento de acordo com Durlo e Denardi (1998); nos indivíduos maiores ou muito idosos, há presença de raízes tabulares proeminentes.

Folhas opostas e compostas, com 30 a 90 cm de comprimento e 10 a 20cm pares de folíolos opostos com até 15 cm de comprimento; as folhas são paripinadas, mas podem possuir um folíolo terminal vestigial; os folíolos são providos de pontos e linhas translúcidas.

Flores com coloração branco-esverdeada, pequenas, aromáticas, reunidas em inflorescência em tirsos axilares, com 6 a 25 cm de comprimento.

Fruto de cápsula globosa ou elipsóide, com ápice arredondado e base estreitada de cima para baixo, às vezes com um robusto suspensor, ficando enrugada e marrom-escuro quando seca, com ou sem lenticelas proeminentes; deiscência septífraga, inicialmente carnosa, espessa, provida de 4 a 5 valvas e grossa coluna central e angulosa após a abertura, com cerca de 18 a 43mm de diâmetro se fechado, e 6cm se aberto. possui o epicarpo glabro, passando de vermelho claro, salpicado de verde, a vermelho-escuro quando maduro; possui um látex branco e pegajoso.

Os frutos contém de 1 a 10 sementes, reunidas em diásporos de 1 ou 2 sementes em cada lóculo. Cada fruto pesa, em média, 15,54g. As sementes são ovóides com 6 a 17 mm de comprimento e 6 mm de largura; quando maduras, são envolvidas por um tegumento arilóide, vermelho-alaranjado, de origem funicular, macio, carnoso, que libera uma secreção leitosa.