Cereja do Mato

a partir de R$14,00

Nome Científico: Eugenia incolucrata

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Não Pioneira

Altura
DAP
R$14,00
- 1 +
“Cereja do Mato”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0019 Categoria: Tag:
Cereja do Mato (Eugenia incolucrata)

Arvore pequena de 5 a 10 m de altura, copa cilíndrica de 1,5 a 3 m de diâmetro, ramos jovens com sub-casca esverdeada, o trono tem casca de coloração castanho claro, mais anualmente se descasca, ficando temporariamente com casca esverdeada.

As folhas são, opostas, alternas, papiráceas (textura de papel), verdes escuras na superfície superior e verde opaco no dorso, sob pecíolo (haste ou suporte) de 4 a 7 mm de comprimento. A lamina foliar é oblonga (mais longa que larga), obovada (forma de ovo invertido com a parte mais larga voltada para o ápice), medindo 4 a 8 cm de comprimento por 1,5 a 3 cm de largura, com base cuneada (forma de cunha) e ápice agudo ou acuminado (com ponta longa).

As flores nascem nas axilas dos brotos formados no inicio da primavera e são caracterizadas por 2 brácteas (tipo de folha modificada) na base do cálice (invólucro esterno da flor), medem de 2 a 3 cm quando abertas e tem pétalas arredondadas brancas e anteras (glândulas que carregam os grãos de pólen) amarelados.

Fruto drupa piriforme, glabra e brilhante, coroada pelo cálice persistente, de cor vermelha ou vináceo-escura, com polpa carnosa, adocicada e comestível, contendo 1-3 sementes.