Guabiroba

a partir de R$14,00

Nome Científico: Campomanesia xanthocarpa

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Não Pioneira

Altura
DAP
R$0,00
- 1 +
“Guabiroba”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0022 Categoria: Tag:
Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa)

Árvore de 5 cm a 20 metros de altura com tronco reto de 30 a 50 cm de diâmetro, com casca sulcada, suberosa (com espessura variável e áspera) e descamante.

É facilmente reconhecida por suas folhas arredondadas de coloração verde clara com margens enrugadas e nervuras profundamente impressas na face superior. A folha é papirácea  (textura de papel) e medem 4,5 a 8 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura. A base é cuneada (tem forma de cunha), a margem é ondulada e o ápice é obtuso (arredondado).

Tem folhas mais estreitas, medindo no máximo 1,2 a 2,2 cm de largura, com textura coriácea (rija como couro) e ápice acuminado (com ponta longa), diferindo da primeira pela coloração verde amarelada das folhas.

As flores são simples, solitárias, axilares ou laterais e hermafroditas. Cada flor mede de 1,5 a 2,0 cm de comprimento, são actinomorfas (com vários planos passando num mesmo eixo), com longos pedicelos (haste que suporta a flor) e cálice (invólucro esterno) com 5 lobos ou recortes agudos; e corola (invólucro interno) com 4 a 6 pétalas brancas ovadas.

Guabiroba vem do tupi guarani e significa “fruto da casca amarga” característica bem notória para qualquer pessoa que mastigar a casca desse fruto.