Palmeira Juçara

a partir de R$3,25

Nome Científico: Euterpe edulis

Origem: Nativa

Estágio Sucessional: Não Pioneira

Altura
DAP
R$3,25
- 1 +
“Palmeira Juçara”  Has been added to your cart  view cart
REF: MS-0060 Categoria: Tags: , ,
Palmeira Juçara (Euterpe edulis)

Árvore de até 20 m de altura e 30 cm de DAP. Seu tronco reto, cilíndrico, não-estolonífero (não brota na base); seu estipe (caule) não é considerado fuste. Entre o término do tronco e a parte onde nascem as folhas, há uma seção verde, mais grossa que o tronco, formada pela base do conjunto de folhas.

As folhas são alternas, pinadas, com até 3 m de comprimento. As pinas são longas e estreitas; as bainhas são bem desenvolvidas formando um coroamento verde muito característico no ápice do caule.

As flores são unissexuais, sendo as masculinas em maior número, de coloração amareladas, numerosas, com 3 a 6 mm de comprimento, distribuídas em grupo de três, uma feminina entre duas masculinas. A inflorescência é um espádice de 50 a 80 cm de comprimento, composto de várias espigas, inseridas abaixo das folhas. Na antese, a inflorescência está envolta por uma grande bráctea que a protege até o seu desenvolvimento.

Os frutos são carnoso, fibrosos, com endosperma muito abundante e não ruminado.

A semente é quase esférica, parda-grisácea a parda-amarelada, envolta por uma cobertura fibrosa, com até 10 mm de diâmetro.